sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Exegese de DEUTERONÔMIO 28: 2 e 14


Exegese de DEUTERONÔMIO 28: 2 e 14

Estudo desenvolvido por Mônica Sampaio

monica_sampaio_melo@hotmail.com


PARTE UMTODAS ESTAS BÊNÇÃOS

“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:” (28:2)


(Versão Revista e Corrigida)


1 - Todas estas bênçãos

Todas, e não algumas. Quais bênçãos?

2 - Virão sobre ti

Como que despejadas; virão do alto, por isso a expressão “sobre”

3 - E te alcançarão

Porque eu estou em movimento. Não parada esperando

4 - Quando

Existe uma condição

5 - Ouvires a voz

Veja em Jó nos capítulos finais (38 a 42), quando Jô ouve a Deus. Romanos 10:17

6 - Do Senhor

Senhor é aquele a quem obedecemos; mas nenhum homem é Senhor. Só Deus.

7 - Teu Deus

O autor se refere ao teu Deus – do ouvinte – e não ao nosso Deus.

Quem é o“teu” Deus?


1.1 – ESTAS BÊNÇÃOS: Quais?

VERSÃO: LINGUAGEM DE HOJE


Bênçãos para os obedientes

Levítico 26.3-13; Deuteronômio 7.12-24

1- Moisés disse ao povo:

Se vocês derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo.

2- Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos

3- Deus os abençoará nas cidades e nos campos.

4- Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas.

5- Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida.

6- Deus os abençoará em tudo o que fizerem.

7- Quando os inimigos atacarem, o Senhor Deus os destruirá na presença de vocês. Eles atacarão juntos, em ordem, mas fugirão para todos os lados, em desordem.

8- O Senhor, nosso Deus, abençoará vocês em tudo o que fizerem e lhes dará tanto trigo, que os seus depósitos ficarão cheios. Ele os abençoará ricamente na terra que está dando a vocês.

9- Se obedecerem a todas as leis do Senhor, nosso Deus, e cumprirem todas as suas ordens, ele fará com que sejam o seu único povo, o povo escolhido, como prometeu com juramento a vocês.

10- Todos os outros povos do mundo verão que vocês pertencem a Deus, o Senhor, e terão medo de vocês.

11- Ele lhes dará muitos filhos, muitos animais e boas colheitas na terra que está dando a vocês, de acordo com o juramento que fez aos nossos antepassados.

12- Deus abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem. Vocês emprestarão a muitas nações, porém não tomarão emprestado de ninguém.

13- Se obedecerem fielmente a todos os mandamentos do Senhor Deus que hoje eu estou dando a vocês, ele fará com que fiquem no primeiro lugar entre as nações e não no último; e fará também com que a fama de vocês sempre cresça e nunca diminua.

14- Não se desviem desses mandamentos que hoje eu estou dando a vocês, nem para um lado nem para o outro, e nunca adorem nem sirvam outros deuses.



VERSÃO: REVISTA E CORRIGIDA


As bênçãos que serão lançadas do monte Gerizim

1- E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

2- E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:

3- Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.

4- Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.

5- Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

6- Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres.

7- O Senhor entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.

8- O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus.

9- O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10- E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão temor de ti.

11- E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.

12- O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.

13- E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.

14- E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.



Um resumo das BÊNÇÃOS:


O Senhor, meu Deus, ME EXALTARÁ – me colocará em DESTAQUE - sobre todas as nações da terra. Por quê? Para que eu glorifique o nome dEle!

A minha bênção não dependerá do lugar que eu ocupar, nem depende de onde eu morar, nem de onde servirei ao Senhor, meu Deus. Porque eu serei abençoada! A bênção andará comigo! Terei permissão de Deus para prosperar aonde eu estiver. “Se tu uma bênção, Abraão.” Se tu uma bênção, Mônica.”



No versículo 4, diz: “Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e o rebanho das tuas ovelhas.”


A bênção é “contagiosa”! Se eu sou abençoada, tudo o que eu gerar é abençoado também. Não há como uma pessoa abençoada por Deus habitar em maldição; conviver com maldição. Só se não aceitou ser abençoada por Deus. E quando é que a pessoa não aceita? Ao não ouvir a voz do Senhor, teu Deus, e seguir seus mandamentos. Porque, se não ouve a voz de Deus – da sua natureza divina -, ouve a voz da “carne” – da natureza humana; de Satanás.


1º. Exemplo: Mateus 10:34 a 37

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai (costumes; tradição),e a filha contra sua mãe (a igreja terrena; a religiosidade), e a nora contra a sua sogra. E assim, os inimigos do homem serão os seus familiares (confrontar com quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque, seu filho). Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim.”


Além do sentido literal, Dês está falando dos ensinamentos culturais (costumes e tradições); dos ensinamentos religiosos; de tudo o que geramos – ou seja: das obras das nossas mãos – nos idolatrando, através dos nossos feitos: vanglória – ou glória vâ.


2º. Exemplo: Marcos 8:33


A natureza carnal – humana – não compreende a natureza divina.

(Jesus) repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.”


Satanás não tem discernimento espiritual. Temos que assumir a nossa natureza divina, para compreender as coisas de Deus, e nos mantermos longe do alcance de Satanás.


Em João 10:34 e 35 está escrito que nós somos deuses – “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada).” Mas nós quem? Aos que Deus destinou a Sua Mensagem: o Evangelho. Um amigo explicou isso de maneira simples e eficaz: homem gera homem, leão gera leão, gato gera gato, e Deus gera deuses.


Satanás tornou-se a própria natureza carnal, humana, pecaminosa.

Salmo 68:18 – “Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.”


Por isso, quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor, e somos batizados nEle, adquirimos as bênçãos da circuncisão do coração, da morte do corpo da carne, da morte do corpo do pecado e a remissão dos pecados – pois o batismo das águas, na verdade, é o Batismo do Arrependimento - , a ressurreição da nova criatura e a força para a andar em novidade de vida.

Jesus Cristo foi o meio que deus escolheu e utilizou para nos tornar Divinos, para nos conceder dons. 2ª. Pedro 1:3 e 4: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,”


Esta é a herança dos ESCOLHIDOS: tornarem-se deuses, gerados por Deus.

Adão = homem, carne, canal de ação de Satanás. A natureza humana compreende as coisas que são do homem. São os filhos da ira.

Jesus = divino, espiritual, canal de ação de Deus. A natureza divina compreende as coisas que são de Deus.


Efésios 2: 1 e 3 – “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

Efésios 1: 3 a 13 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito (consentimento) de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência, descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”

Efésios 1:17 a 23 – “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

Efésios 2: 5 a 7 – “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Gálatas 6:8 – “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.”

Gálatas 5:16 e 26 – “As obras da carne e o fruto do Espírito

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”


3º. Exemplo: Marcos 10:29 e 30

“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.”


É a Lei de Deus para a Colheita; é a unção de Multiplicação (Gênesis 26:12 – “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava.”


Deuteronômio 28:8 – “O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus.”


“E em tudo o que puseres a mão” – Isso é que é o verdadeiro Toque de Midas! Portanto, neste dia, você não precisará se preocupar com o andamento dos seus projetos, pois, TODOS, darão certo, e você obterá êxito em todos os seus empreendimentos. Jô 22:28 – “Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.”


Deuteronômio 28:12 – “O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.”


Em 2º. Reis 6:5 – “E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.” - O autor sagrado fala sobre ferramenta emprestada. O entendimento que o Espírito Santo nos dá aqui é para que passemos a usar a nossa própria ferramenta para construirmos a “Habitação do Senhor” em nós. Usemos a nossa própria fé, o nosso próprio entendimento. Não fiquemos esperando pelo entendimento dos outros. Em Provérbios 2, o Senhor nos fala para clamarmos por entendimento e inteligência, pois, se formos retos, Ele nos concederá, e então, o conhecimento de Deus será suave à nossa alma (leia, depois, se quiser). No próximo tópico, vamos ver um pouco mais sobre isso.




PARTE DOIS – o Senhor, teu Deus

Mateus 23:8 a 10 – “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.”

Está tudo escrito na Bíblia. Basta ler. E aceitar a Verdade.

PARTE TRÊSPARA ANDARES APÓS

OUTROS DEUSES



“E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.” (Deuteronômio 28:14)


Vimos em João 10: 35 que Deus gera deuses pela Palavra dEle, por Jesus Cristo. (“Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada.”) Portanto, cada um de nós que OUVE A VOZ do Senhor, Nosso Deus, e guardamos os seus mandamentos, e obedecemos ao que nos ordena HOJE para fazermos, somos deuses. A Escritura nos diz que não devemos ANDAR APÓS OUTROS DEUSES. Não devemos usar FERRAMENTAS EMPRESTADAS (lembra? ”Empretarás a muitos e a ninguém tomarás emprestado”. - Deuteronômio 28:12).


Não devemos – por mais sábios que sejam – seguir HOMENS. Seguir “denominações”. A igreja de Cristo é uma só. E a cerca do aprisco do tempo da Graça é espiritual. A igreja de Jesus Cristo é espiritual.


1º. Exemplo: Mateus 7: 3 a 5; 15 e 16; 21 a 23

“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? 4Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?”

“em todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”


Mateus 15:43 -

“Ele, porém, respondendo, disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.”


A iniquidade, qual é? Não reconhecer o pastoreio de Jesus Cristo como o ÚNICO.

Veja esta passagem em Ezequiel 34 – Profecia contra os pastores infiéis de Israel.

34:2 a 6 – “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? 3Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. 4A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 5Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 6As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.”

34:10 a 12 – “ssim diz o Senhor Jeová: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. 11Porque assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. 12Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. “


34:23ª – E levantarei sobre elas um só pastor,

e ele as apascentará;”


JESUS CRISTO é o BOM PASTOR – E ÚNICO!


Hebreus 7:28 – “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”


Hebreus 10: 10 e 11 – “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;”


Hebreus 10: 19 a 21 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 20pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,”


Deus não habita em templos construídos pela mãos do homem. Nem templo físico, com tijolo e cimento (Atos 7:48), nem em templo jurídico, com CNPJ, que se tornou muito conhecido por “Denominação” – que significa “nome dado a alguma coisa”.


1ª. Pedro 2:25 – “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma.”


Perceba que não está escrito no plural: Pastores e Bispos.




PARTE TRÊSQUANDO OUVIRES A VOZ



“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:” (28:2)


Romanos 10:17 – “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."


João 10:2 a 6 – JESUS O BOM PASTOR


“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.”


Será que continuam não entendendo?


João10:16 –“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.


Permita que o Espírito Santo te dê o SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO, para que possas ouvir a voz do Senhor, TEU Deus. Graça e Paz!


Mônica Sampaio

8 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. muito bom!Deus abençoe vc mônica.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, irmã. Continue assim, edificando os irmãos para poderem fazer o ide. Mat 28.19.

    ResponderExcluir
  5. Deus com sua i finita misericordia nos dara as bênçãos muito bom a explanação desta palavra

    ResponderExcluir
  6. bencao do ceu.palavra nua e crua sem rodeios.so nao entendi muito o seu mencionar o livro do toque de midas.Deus te abencoe.

    ResponderExcluir