sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Exegese de DEUTERONÔMIO 28: 2 e 14


Exegese de DEUTERONÔMIO 28: 2 e 14

Estudo desenvolvido por Mônica Sampaio

monica_sampaio_melo@hotmail.com


PARTE UMTODAS ESTAS BÊNÇÃOS

“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:” (28:2)


(Versão Revista e Corrigida)


1 - Todas estas bênçãos

Todas, e não algumas. Quais bênçãos?

2 - Virão sobre ti

Como que despejadas; virão do alto, por isso a expressão “sobre”

3 - E te alcançarão

Porque eu estou em movimento. Não parada esperando

4 - Quando

Existe uma condição

5 - Ouvires a voz

Veja em Jó nos capítulos finais (38 a 42), quando Jô ouve a Deus. Romanos 10:17

6 - Do Senhor

Senhor é aquele a quem obedecemos; mas nenhum homem é Senhor. Só Deus.

7 - Teu Deus

O autor se refere ao teu Deus – do ouvinte – e não ao nosso Deus.

Quem é o“teu” Deus?


1.1 – ESTAS BÊNÇÃOS: Quais?

VERSÃO: LINGUAGEM DE HOJE


Bênçãos para os obedientes

Levítico 26.3-13; Deuteronômio 7.12-24

1- Moisés disse ao povo:

Se vocês derem atenção a tudo o que o Senhor, nosso Deus, está dizendo a vocês e se obedecerem fielmente a todos os seus mandamentos que eu lhes estou dando hoje, Deus fará com que sejam mais poderosos do que qualquer outra nação do mundo.

2- Obedeçam ao Senhor Deus, e ele lhes dará todas estas bênçãos

3- Deus os abençoará nas cidades e nos campos.

4- Deus os abençoará dando-lhes muitos filhos, boas colheitas e muitas crias de gado e de ovelhas.

5- Deus os abençoará com boas colheitas de trigo e de cevada e com muita comida.

6- Deus os abençoará em tudo o que fizerem.

7- Quando os inimigos atacarem, o Senhor Deus os destruirá na presença de vocês. Eles atacarão juntos, em ordem, mas fugirão para todos os lados, em desordem.

8- O Senhor, nosso Deus, abençoará vocês em tudo o que fizerem e lhes dará tanto trigo, que os seus depósitos ficarão cheios. Ele os abençoará ricamente na terra que está dando a vocês.

9- Se obedecerem a todas as leis do Senhor, nosso Deus, e cumprirem todas as suas ordens, ele fará com que sejam o seu único povo, o povo escolhido, como prometeu com juramento a vocês.

10- Todos os outros povos do mundo verão que vocês pertencem a Deus, o Senhor, e terão medo de vocês.

11- Ele lhes dará muitos filhos, muitos animais e boas colheitas na terra que está dando a vocês, de acordo com o juramento que fez aos nossos antepassados.

12- Deus abrirá o céu, onde guarda as suas ricas bênçãos, e lhes dará chuvas no tempo certo e assim abençoará o trabalho que vocês fizerem. Vocês emprestarão a muitas nações, porém não tomarão emprestado de ninguém.

13- Se obedecerem fielmente a todos os mandamentos do Senhor Deus que hoje eu estou dando a vocês, ele fará com que fiquem no primeiro lugar entre as nações e não no último; e fará também com que a fama de vocês sempre cresça e nunca diminua.

14- Não se desviem desses mandamentos que hoje eu estou dando a vocês, nem para um lado nem para o outro, e nunca adorem nem sirvam outros deuses.



VERSÃO: REVISTA E CORRIGIDA


As bênçãos que serão lançadas do monte Gerizim

1- E será que, se ouvires a voz do Senhor, teu Deus, tendo cuidado de guardar todos os seus mandamentos que eu te ordeno hoje, o Senhor, teu Deus, te exaltará sobre todas as nações da terra.

2- E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:

3- Bendito serás tu na cidade e bendito serás no campo.

4- Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra, e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e os rebanhos das tuas ovelhas.

5- Bendito o teu cesto e a tua amassadeira.

6- Bendito serás ao entrares e bendito serás ao saíres.

7- O Senhor entregará os teus inimigos que se levantarem contra ti feridos diante de ti; por um caminho sairão contra ti, mas por sete caminhos fugirão diante de ti.

8- O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus.

9- O Senhor te confirmará para si por povo santo, como te tem jurado, quando guardares os mandamentos do Senhor, teu Deus, e andares nos seus caminhos.

10- E todos os povos da terra verão que és chamado pelo nome do Senhor e terão temor de ti.

11- E o Senhor te dará abundância de bens no fruto do teu ventre, e no fruto dos teus animais, e no fruto da tua terra, sobre a terra que o Senhor jurou a teus pais te dar.

12- O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.

13- E o Senhor te porá por cabeça e não por cauda; e só estarás em cima e não debaixo, quando obedeceres aos mandamentos do Senhor, teu Deus, que hoje te ordeno, para os guardar e fazer.

14- E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.



Um resumo das BÊNÇÃOS:


O Senhor, meu Deus, ME EXALTARÁ – me colocará em DESTAQUE - sobre todas as nações da terra. Por quê? Para que eu glorifique o nome dEle!

A minha bênção não dependerá do lugar que eu ocupar, nem depende de onde eu morar, nem de onde servirei ao Senhor, meu Deus. Porque eu serei abençoada! A bênção andará comigo! Terei permissão de Deus para prosperar aonde eu estiver. “Se tu uma bênção, Abraão.” Se tu uma bênção, Mônica.”



No versículo 4, diz: “Bendito o fruto do teu ventre, e o fruto da tua terra e o fruto dos teus animais, e a criação das tuas vacas, e o rebanho das tuas ovelhas.”


A bênção é “contagiosa”! Se eu sou abençoada, tudo o que eu gerar é abençoado também. Não há como uma pessoa abençoada por Deus habitar em maldição; conviver com maldição. Só se não aceitou ser abençoada por Deus. E quando é que a pessoa não aceita? Ao não ouvir a voz do Senhor, teu Deus, e seguir seus mandamentos. Porque, se não ouve a voz de Deus – da sua natureza divina -, ouve a voz da “carne” – da natureza humana; de Satanás.


1º. Exemplo: Mateus 10:34 a 37

“Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim trazer paz, mas espada; porque eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai (costumes; tradição),e a filha contra sua mãe (a igreja terrena; a religiosidade), e a nora contra a sua sogra. E assim, os inimigos do homem serão os seus familiares (confrontar com quando Deus pediu a Abraão que sacrificasse Isaque, seu filho). Quem ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou a filha mais do que a mim, não é digno de mim.”


Além do sentido literal, Dês está falando dos ensinamentos culturais (costumes e tradições); dos ensinamentos religiosos; de tudo o que geramos – ou seja: das obras das nossas mãos – nos idolatrando, através dos nossos feitos: vanglória – ou glória vâ.


2º. Exemplo: Marcos 8:33


A natureza carnal – humana – não compreende a natureza divina.

(Jesus) repreendeu a Pedro, dizendo: Retira-te de diante de mim, Satanás; porque não compreendes as coisas que são de Deus, mas as que são dos homens.”


Satanás não tem discernimento espiritual. Temos que assumir a nossa natureza divina, para compreender as coisas de Deus, e nos mantermos longe do alcance de Satanás.


Em João 10:34 e 35 está escrito que nós somos deuses – “Respondeu-lhes Jesus: Não está escrito na vossa lei: Eu disse: sois deuses? Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada).” Mas nós quem? Aos que Deus destinou a Sua Mensagem: o Evangelho. Um amigo explicou isso de maneira simples e eficaz: homem gera homem, leão gera leão, gato gera gato, e Deus gera deuses.


Satanás tornou-se a própria natureza carnal, humana, pecaminosa.

Salmo 68:18 – “Tu subiste ao alto, levaste cativo o cativeiro, recebeste dons para os homens e até para os rebeldes, para que o Senhor Deus habitasse entre eles.”


Por isso, quando aceitamos Jesus Cristo como nosso Senhor, e somos batizados nEle, adquirimos as bênçãos da circuncisão do coração, da morte do corpo da carne, da morte do corpo do pecado e a remissão dos pecados – pois o batismo das águas, na verdade, é o Batismo do Arrependimento - , a ressurreição da nova criatura e a força para a andar em novidade de vida.

Jesus Cristo foi o meio que deus escolheu e utilizou para nos tornar Divinos, para nos conceder dons. 2ª. Pedro 1:3 e 4: “Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou por sua glória e virtude, pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que, pela concupiscência, há no mundo,”


Esta é a herança dos ESCOLHIDOS: tornarem-se deuses, gerados por Deus.

Adão = homem, carne, canal de ação de Satanás. A natureza humana compreende as coisas que são do homem. São os filhos da ira.

Jesus = divino, espiritual, canal de ação de Deus. A natureza divina compreende as coisas que são de Deus.


Efésios 2: 1 e 3 – “E vos vivificou, estando vós mortos em ofensas e pecados, em que, noutro tempo, andastes, segundo o curso deste mundo, segundo o príncipe das potestades do ar, do espírito que, agora, opera nos filhos da desobediência; entre os quais todos nós também, antes, andávamos nos desejos da nossa carne, fazendo a vontade da carne e dos pensamentos; e éramos por natureza filhos da ira, como os outros também.”

Efésios 1: 3 a 13 – “Bendito o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, o qual nos abençoou com todas as bênçãos espirituais nos lugares celestiais em Cristo, como também nos elegeu nele antes da fundação do mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em caridade, e nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito (consentimento) de sua vontade, para louvor e glória da sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado. Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça, que Ele tornou abundante para conosco em toda a sabedoria e prudência, descobrindo-nos o mistério da sua vontade, segundo o seu beneplácito, que propusera em si mesmo, de tornar a congregar em Cristo todas as coisas, na dispensação da plenitude dos tempos, tanto as que estão nos céus como as que estão na terra; nele, digo, em quem também fomos feitos herança, havendo sido predestinados conforme o propósito daquele que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade, com o fim de sermos para louvor da sua glória, nós, os que primeiro esperamos em Cristo; em quem também vós estais, depois que ouvistes a palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido, fostes selados com o Espírito Santo da promessa;”

Efésios 1:17 a 23 – “para que o Deus de nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glória, vos dê em seu conhecimento o espírito de sabedoria e de revelação, tendo iluminados os olhos do vosso entendimento, para que saibais qual seja a esperança da sua vocação e quais as riquezas da glória da sua herança nos santos e qual a sobreexcelente grandeza do seu poder sobre nós, os que cremos, segundo a operação da força do seu poder, que manifestou em Cristo, ressuscitando-o dos mortos e pondo-o à sua direita nos céus, acima de todo principado, e poder, e potestade, e domínio, e de todo nome que se nomeia, não só neste século, mas também no vindouro. E sujeitou todas as coisas a seus pés e, sobre todas as coisas, o constituiu como cabeça da igreja, que é o seu corpo, a plenitude daquele que cumpre tudo em todos.”

Efésios 2: 5 a 7 – “estando nós ainda mortos em nossas ofensas, nos vivificou juntamente com Cristo (pela graça sois salvos), e nos ressuscitou juntamente com ele, e nos fez assentar nos lugares celestiais, em Cristo Jesus; para mostrar nos séculos vindouros as abundantes riquezas da sua graça, pela sua benignidade para conosco em Cristo Jesus.

Gálatas 6:8 – “Porque o que semeia na sua carne da carne ceifará a corrupção; mas o que semeia no Espírito do Espírito ceifará a vida eterna.”

Gálatas 5:16 e 26 – “As obras da carne e o fruto do Espírito

Digo, porém: Andai em Espírito e não cumprireis a concupiscência da carne. Porque a carne cobiça contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne; e estes opõem-se um ao outro; para que não façais o que quereis. Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais debaixo da lei. Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: prostituição, impureza, lascívia, idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, invejas, homicídios, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o Reino de Deus. Mas o fruto do Espírito é: caridade, gozo, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão, temperança. Contra essas coisas não há lei. E os que são de Cristo crucificaram a carne com as suas paixões e concupiscências. Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito. Não sejamos cobiçosos de vanglórias, irritando-nos uns aos outros, invejando-nos uns aos outros.”


3º. Exemplo: Marcos 10:29 e 30

“E Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há, que tenha deixado casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por amor de mim e do evangelho, que não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e mães, e filhos, e campos, com perseguições, e, no século futuro, a vida eterna.”


É a Lei de Deus para a Colheita; é a unção de Multiplicação (Gênesis 26:12 – “E semeou Isaque naquela mesma terra e colheu, naquele mesmo ano, cem medidas, porque o Senhor o abençoava.”


Deuteronômio 28:8 – “O Senhor mandará que a bênção esteja contigo nos teus celeiros e em tudo que puseres a tua mão; e te abençoará na terra que te der o Senhor, teu Deus.”


“E em tudo o que puseres a mão” – Isso é que é o verdadeiro Toque de Midas! Portanto, neste dia, você não precisará se preocupar com o andamento dos seus projetos, pois, TODOS, darão certo, e você obterá êxito em todos os seus empreendimentos. Jô 22:28 – “Determinando tu algum negócio, ser-te-á firme, e a luz brilhará em teus caminhos.”


Deuteronômio 28:12 – “O Senhor te abrirá o seu bom tesouro, o céu, para dar chuva à tua terra no seu tempo e para abençoar toda a obra das tuas mãos; e emprestarás a muitas gentes, porém tu não tomarás emprestado.”


Em 2º. Reis 6:5 – “E sucedeu que, derribando um deles uma viga, o ferro caiu na água; e clamou e disse: Ai! Meu senhor! Porque era emprestado.” - O autor sagrado fala sobre ferramenta emprestada. O entendimento que o Espírito Santo nos dá aqui é para que passemos a usar a nossa própria ferramenta para construirmos a “Habitação do Senhor” em nós. Usemos a nossa própria fé, o nosso próprio entendimento. Não fiquemos esperando pelo entendimento dos outros. Em Provérbios 2, o Senhor nos fala para clamarmos por entendimento e inteligência, pois, se formos retos, Ele nos concederá, e então, o conhecimento de Deus será suave à nossa alma (leia, depois, se quiser). No próximo tópico, vamos ver um pouco mais sobre isso.




PARTE DOIS – o Senhor, teu Deus

Mateus 23:8 a 10 – “Vós, porém, não queirais ser chamados Rabi, porque um só é o vosso Mestre, a saber, o Cristo, e todos vós sois irmãos. E a ninguém na terra chameis vosso pai, porque um só é o vosso Pai, o qual está nos céus. Nem vos chameis mestres, porque um só é o vosso Mestre, que é o Cristo.”

Está tudo escrito na Bíblia. Basta ler. E aceitar a Verdade.

PARTE TRÊSPARA ANDARES APÓS

OUTROS DEUSES



“E não te desviarás de todas as palavras que hoje te ordeno, nem para a direita nem para a esquerda, para andares após outros deuses, para os servires.” (Deuteronômio 28:14)


Vimos em João 10: 35 que Deus gera deuses pela Palavra dEle, por Jesus Cristo. (“Pois, se a lei chamou deuses àqueles a quem a palavra de Deus foi dirigida (e a Escritura não pode ser anulada.”) Portanto, cada um de nós que OUVE A VOZ do Senhor, Nosso Deus, e guardamos os seus mandamentos, e obedecemos ao que nos ordena HOJE para fazermos, somos deuses. A Escritura nos diz que não devemos ANDAR APÓS OUTROS DEUSES. Não devemos usar FERRAMENTAS EMPRESTADAS (lembra? ”Empretarás a muitos e a ninguém tomarás emprestado”. - Deuteronômio 28:12).


Não devemos – por mais sábios que sejam – seguir HOMENS. Seguir “denominações”. A igreja de Cristo é uma só. E a cerca do aprisco do tempo da Graça é espiritual. A igreja de Jesus Cristo é espiritual.


1º. Exemplo: Mateus 7: 3 a 5; 15 e 16; 21 a 23

“E por que reparas tu no argueiro que está no olho do teu irmão e não vês a trave que está no teu olho? 4Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, estando uma trave no teu? 5Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho e, então, cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão.”

“Acautelai-vos, porém, dos falsos profetas, que vêm até vós vestidos como ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores. 16Por seus frutos os conhecereis. Porventura, colhem-se uvas dos espinheiros ou figos dos abrolhos?”

“em todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus. 22Muitos me dirão naquele Dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E, em teu nome, não expulsamos demônios? E, em teu nome, não fizemos muitas maravilhas? 23E, então, lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade.”


Mateus 15:43 -

“Ele, porém, respondendo, disse: Toda planta que meu Pai celestial não plantou será arrancada.”


A iniquidade, qual é? Não reconhecer o pastoreio de Jesus Cristo como o ÚNICO.

Veja esta passagem em Ezequiel 34 – Profecia contra os pastores infiéis de Israel.

34:2 a 6 – “Filho do homem, profetiza contra os pastores de Israel; profetiza e dize aos pastores: Assim diz o Senhor Jeová: Ai dos pastores de Israel que se apascentam a si mesmos! Não apascentarão os pastores as ovelhas? 3Comeis a gordura, e vos vestis da lã, e degolais o cevado; mas não apascentais as ovelhas. 4A fraca não fortalecestes, e a doente não curastes, e a quebrada não ligastes, e a desgarrada não tornastes a trazer, e a perdida não buscastes; mas dominais sobre elas com rigor e dureza. 5Assim, se espalharam, por não haver pastor, e ficaram para pasto de todas as feras do campo, porquanto se espalharam. 6As minhas ovelhas andam desgarradas por todos os montes e por todo o alto outeiro; sim, as minhas ovelhas andam espalhadas por toda a face da terra, sem haver quem as procure, nem quem as busque.”

34:10 a 12 – “ssim diz o Senhor Jeová: Eis que eu estou contra os pastores e demandarei as minhas ovelhas da sua mão; e eles deixarão de apascentar as ovelhas e não se apascentarão mais a si mesmos; e livrarei as minhas ovelhas da sua boca, e lhes não servirão mais de pasto. 11Porque assim diz o Senhor Jeová: Eis que eu, eu mesmo, procurarei as minhas ovelhas e as buscarei. 12Como o pastor busca o seu rebanho, no dia em que está no meio das suas ovelhas dispersas, assim buscarei as minhas ovelhas; e as farei voltar de todos os lugares por onde andam espalhadas no dia de nuvens e de escuridão. “


34:23ª – E levantarei sobre elas um só pastor,

e ele as apascentará;”


JESUS CRISTO é o BOM PASTOR – E ÚNICO!


Hebreus 7:28 – “Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.”


Hebreus 10: 10 e 11 – “Na qual vontade temos sido santificados pela oblação do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez. 11E assim todo sacerdote aparece cada dia, ministrando e oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, que nunca podem tirar pecados;”


Hebreus 10: 19 a 21 – “Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no Santuário, pelo sangue de Jesus, 20pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne, 21e tendo um grande sacerdote sobre a casa de Deus,”


Deus não habita em templos construídos pela mãos do homem. Nem templo físico, com tijolo e cimento (Atos 7:48), nem em templo jurídico, com CNPJ, que se tornou muito conhecido por “Denominação” – que significa “nome dado a alguma coisa”.


1ª. Pedro 2:25 – “Porque éreis como ovelhas desgarradas; mas, agora, tendes voltado ao Pastor e Bispo da vossa alma.”


Perceba que não está escrito no plural: Pastores e Bispos.




PARTE TRÊSQUANDO OUVIRES A VOZ



“E todas estas bênçãos virão sobre ti e te alcançarão, quando ouvires a voz do Senhor, teu Deus:” (28:2)


Romanos 10:17 – “De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus."


João 10:2 a 6 – JESUS O BOM PASTOR


“Aquele, porém, que entra pela porta é o pastor das ovelhas. 3A este o porteiro abre, e as ovelhas ouvem a sua voz, e chama pelo nome às suas ovelhas e as traz para fora. 4E, quando tira para fora as suas ovelhas, vai adiante delas, e as ovelhas o seguem, porque conhecem a sua voz. 5Mas, de modo nenhum, seguirão o estranho; antes, fugirão dele, porque não conhecem a voz dos estranhos. 6Jesus disse-lhes esta parábola, mas eles não entenderam o que era que lhes dizia.”


Será que continuam não entendendo?


João10:16 –“Ainda tenho outras ovelhas que não são deste aprisco; também me convém agregar estas, e elas ouvirão a minha voz, e haverá um rebanho e um Pastor”.


Permita que o Espírito Santo te dê o SEU PRÓPRIO ENTENDIMENTO, para que possas ouvir a voz do Senhor, TEU Deus. Graça e Paz!


Mônica Sampaio